h1

O que significam as borboletas?

29/12/2008

borboletas

Tenho sido perseguida, incessantemente por borboletas. Pra onde olho, sempre tem uma borboleta “piscando” pra mim. E, não. Isso não tem nada a ver com aquela frase brega de “cuidar do jardim”, bla bla bla…

Simplesmente eu estou olhando pra alguma coisa e tem uma estampa de borboleta, ou estou folheando despretensiosamente uma revista qualquer e lá me aparece uma outra… ou então vou fazer uma busca por alguma imagem que não tem absolutamente nada a ver com borboletas e, ao abrir o banco de imagens, ta lá a dita cuja olhando pra mim.

Intrigada com essas coincidências, lembrei que eu tenho uma espécie de dicionário dos símbolos, foi então que resolvi o consultar:

“Borboleta – Agora apenas metáfora de frivolidade, a borboleta é antigo símbolo de imortalidade, da qual o ciclo de vida proporciona analogia perfeita: a vida (a rastejante lagarta), a morte (a escura crisálida) e o renascimento (a alma a flutuar em liberdade). Daí o mito grego de Psique (literalmente “alma”). Retratada na arte com asas de borboleta, ela era uma mortal libertada da morte quando Zeus comoveu-se pelo seu amor por Eros – e pelo dele por ela. Como emblemas da alma, as borboletas são encontradas em lugares tão afastados entre si como o Zaire, Ásia Central, México e Nova Zelândia. Aparecem com esse significado em túmulos cristãos, e Cristo é às vezes retratado a segurar a borboleta da ressurreição. As borboletas representavam as almas dos guerreiros astecas assassinados e eram sagradas para diversas divindades mexicanas. Suas asas bruxuleantes também simbolizavam o fogo solar, idéias que é evocada na tradição celta. Na China, a borboleta é emblema Ed lazer e de um amante jovem; por meio de uma ligação fonética com a palavra “setenta”, é também, quando ligada à ameixa, metáfora de beleza em idade avançada. No Japão, essa criatura representa alegria passageira, vaidade feminina e a gueixa; um par de borboletas representa satisfação conjugal. Nas ilustrações do folclore, as fadas são mostradas com freqüência com asas de borboleta.”

(Extraído do livro “O grane livro ilustrado dos símbolos” de Jack Tresidder)

Sim mas, e daí? Bem, acho que realmente alguém ta querendo esfregar na minha cara a mudança que estou passando, né? Como se não fosse visivelmente perceptível…

E realmente eu estou indo nesse caminho, devagar e sempre. Ao meu ritmo. Rumo ao novo já que já voltei do abismo.

Meu quarto novo está lindo. Parede rosa (sim, virei mulherzinha… aderi ao rosa em minha vida! Rá!), guarda-roupas arrumadinho, armário de material de estudo e trabalho e desenho todo organizado… olhando nem parece meu. Meu no passado porque, agora essa sou eu. As coisas ainda estão um tanto quando fora de lugar mais, aos pouquinhos vou organizando tudo ao meu gosto.

E as borboletas? Ah… as borboletas estão presentes na minha mesa do escritório, em um bando de desenhos novos, em acessórios que tenho usado com freqüência e, breve, na minha parede. Já estou com um projeto lindo de mural pra colocar em prática mas isso, vai ficar pra 2009 porque tudo que mais quero é que 2008 acabe logo, rapidinho, correndo porque já deu o que tinha de dar.

Dinah Chershire

About these ads

12 comentários

  1. Borboletas são lindas demais… E o significado então?!!
    Boa sorte e tudo de bom pra você nessas mudanças e que venha 2009!!

    beijãoo,

    Bruna


  2. Ultimamente tenho querido muito fazer uma tatoo… e tudo o que eu consigo pensar é numa borboleta. O q tava me encucando é um dia uma prima me falou q o desenho de uma tatuagem tem q ter alguma coisa a ver com a pessoa, um significado pessoal… Concordo com ela! Tanto por uma questão de originalidade, quanto pela facilidade de enjoar de uma coisa que ‘estampamos’ no corpo pra sempre e não tem nenhum significado pra gente. (tatuagem não é uma coisa q a gente vai copiando de qualquer pessoa…)
    E sempre, sempre q eu pensava no que tatuar, vinha a tal da borboleta na minha cabeça, e agora eu descobri porque. Não só pela fase que eu to passando agora (acho que to saindo do casulo), mas pelo fato de eu achar que a vida é sempre assim, esse ciclo. Vamos renascendo a cada dia, nos redescobrindo… XD
    Foi ótimo ler isso aqui… adoro seu blog, Julia!
    Bejocas e um lindo 2009! (tb to doidinha pra ele chegar logo)

    Mila


  3. [...] lagarta), a morte (a escura crisálida) e o renascimento (a alma … Veja o post completo clicando aqui. Post indexado de: [...]


  4. gostaria de sabe ser borboleta será símbolo de sorte
    ela não quer sair do meu quarto. ta bem na porta do quarto..


  5. Sorte sua, Maria! É sim!


  6. Eu tambem estou sendo perseguida por borboletas;sonhei com anel de borboleta,dias depois a noite uma borboleta amarela entra em casa pousa na parede da sala em seguida levanta voo e pousa nas minhas costas ficou nas minhas costas tempo suficiente para minha filha se levantar e vir olhar de perto sua beleza.AOnde vou sempre aparece uma,a alguns dias fui para lençois,para comprar entradas para o show do padre Fabio,entrei em uma lanchonete em seguida entra uma linda borboleta azul que encantou a todos por sua beleza meia hora depois eu estava na rodoviaria qnd uma carro pegou fogo,todos desceram p/ver o acontecido,tambem desci e nisto passa outro carro esbarrando em mim qn d olho estampado na parte de tras uma linda borboleta azul,desta vez mexeu muito comigo,fiquei toda arrepiada da cabeça aos pes,gostaria muito de saber o significado de tudo isto e aonde estou sempre aparece uma ou mais e ate o meu filhinho todos os dezenhos q me fazia sempre tinha uma borboletinha .Agradeço se me ajudar a decifrar este misterio.Claudia de OLiveira.


  7. Bom, eu sou uma pessoa muito caseira mas quando saio para algum lugar distante de casa e estou sozinho sem algum familiar meu, uma borboleta azul aparece, e eu sei que é sempre a mesma.
    Ela vem passa bem perto de mim, fica um tempo mas vai embora logo, ninguém nota a sua presença só eu.
    Eu vi em um filme que quando um homem tras uma borboleta ( ou é perseguido) quer dizer que ela é um curandeiro, vc sabe se isso é mesmo verdade, por que vez por outro eu sinto dentro de mim um poder muito forte, que cresce cada vez mais, e quando vejo uma pessoa doente eu sinto uma súbita vontade de ajuda-la, cura-la.
    Se vc saber mais alguma coisa, por favor me avise.
    Obrigado.
    Sincera-mente: Carlos Eduardo


  8. Já ouvi falar disso tb. Não tenho certeza de nada nessa vida mas cada um acredita naquilo que lhe faz bem. Se vc já teve tantos sinais, acho q é possívl que isso seja uma verdade pra vc.
    Um beijo


  9. nao sei o significado,mais acredito q deve ser tudo de bom ser perseguida por Borboleta e o q aconteceu comigo acho que foi meio inedito a borboletinha amarela, entrar a noite dentro de casa e pousar nas minhas costas e depois, os sonhos e em quase todos os lugares que eu ia elas sempre apareciam,sem contar que eu estava passando por uma faze meio dificil da minha vida, onde tudo dava errado,acho que DEUS me mandava elas para que eu pudesse ter um pouco mais de alegria e pra me lembrar do seu imenso amor por todos nos.


  10. olha me ajude,sempre achei bonita as borboletas
    mas os significados que eu sei é que preta e cinza são sinal de morte e coloridas de alegria
    pois uma vez apareceu uma preta e grande na casa de minha amiga e ela fazia de tudo para a borboleta ir embora,mas ela não ia ela passou o dia inteiro na casa e no outro dia a mae de minha amiga morreu de infarto e so depois a borboleta foi embora
    e hoje apareseu uma borboleta na porta de minha casa e ela é preta e cinza era as 09:00 horas da manha quando vi ela e ja são 02:10 da madrugada e ela não foi embora e eu ja fiz de tudo para ela ir por favor assim que ver me responda no email to preucupada no meu quintal tem a minha avÒ que é de cadeira de roda ela ja teve 3 infarto e um derrame tem 3 ponte de safira no coraçao me responda com urgencia


  11. bom…to tento alguns problemas pessoais…e naum sei…faz uma cemana q vejo uma “borboleta amarela”, quando vou de bicicleta para a escola…eu tenho q desviar dela sempre…mas naum sei se ver uma borboleta amarela é bom.é bom? qual o significado da borboleta amarela?


  12. Cara ando sendo perseguido há quase um ano por borboletas, do mesmo jeito que vc falou, to andando e vejo uma, olho pra um lado vejo outra, o melhor foi quando eu falei pra um amigo disso, ele falo serio cara?? Eu falei que sim e na mesma hora passa um comercial da sandalia da Gisele Bintchen (não sei escrever) nomeada de Borboletas, aparecendo dezenas delas no comercial. Ele fico com medo kkk e eu tbm!
    Tinha parado por um mês, mas voltou à tona as aparições, e pra finalizar na primeira semana na academia que trabalho, uma menina que eu gostava dela me aparece com brinco de borboleta, celular com adesivos e me apresenta uma semana depois a amiga dela que faz judô, que por acaso comprou um Kimono novo, branco com letras rosas e BORBOLETAS! To cansado disso, não sei o que fazer…



Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: