h1

Maneki neko – O gato japonês da sorte

07/02/2010

Tava lendo o blog Journal Kittens e esbarrei com um post super fofo sobre o Manekineko (招き猫, literalmente conhecido como gato que acena), aquele gatinho japonês da sorte. Tenho coleção de gatos e alguns deles são Manekinekos. Sabia que eles tinham algum significado mas não sabia exatamente qual.

Também conhecido como Gato da Sorte, Gato do Dinheiro ou da Boa Sorte é uma escultura asiática comum, na maior parte das vezes feita em cerâmica, que se crê trazer boa sorte ao seu dono. A escultura mostra um gato (tradicionalmente um Bobtail Japonês) a acenar com uma pata levantada, e é muitas vezes colocado – quase sempre à entrada – de lojas, restaurantes, salas de Pachinko (casa de jogos) e de outros negócios.  No design das figuras, a pata direita levantada supostamente atrai dinheiro, enquanto uma pata esquerda levantada atrai clientes. Os Manekineko surgem com cores, estilos e graus de ornamentação diferentes. Além das figuras de porcelana, os Manekineko podem ter a forma de porta-chaves, mealheiros, aromatizadores de ambiente e ornamentos variados.

O gesto do Manekineko que parece ser um convite, na verdade é o gesto de um gato limpando seu rosto.
O gato é um animal tão sensitivo, que pressente a chegada de uma pessoa ou a aproximação de chuva. Essas mudanças em sua rotina, o deixam inquieto. Então, ele começa a dar voltas ou esfregar seu rosto, pois esse tipo de comportamento tranqüiliza-o. Mas para um ser humano isso pode ser interpretado como “se o gato esfrega seu rosto, é sinal de chuva ou de visita”. Essa pode ser uma das origens da lenda do Manekineko.

Ele usa uma coleira vermelha com um sino. Isso é uma lembrança dos costumes do período Edo (1603 – 1867), quando o gato era um animal de estimação caro. As damas da corte agradavam seus gatos, colocando-lhes coleiras vermelhas, feitas de hi-chiri-men (tipo de tecido de luxo da época) e pequenos sinos para vigiá-los.

Geralmente o Manekineko segura um koban (uma moeda dourada do período Edo). Contudo, o koban real é de um ryo; o koban do manekineko é de dez milhões de ryo. Ou seja, a moeda fictícia é um símbolo de riqueza e prosperidade.

Como o gesto do gato esfregando seu rosto assemelha-se a um aceno, as pessoas começaram associar que, colocando a figura de um gato levantando uma pata dianteira, as pessoas viriam.

Os significados das patas do Manekineko

Pata esquerda levantada: Atrai uma boa clientela.
Pata direita levantada: Atrai fortuna e sorte.
As duas patas: Também se pode encontrar o Maneki neko com as duas patas levantadas, ou com as quatro patas para cima, mas é bem raro!
Altura da pata: Quanto mais alta a pata for, melhor pois atrai com mais força.

Os significados das cores do Manekineko

Branco: Purificação
Preto: Proteção
Rosa: Amor
Tricolor: Muita sorte
Verde: Sorte nos estudos
Vermelho: Saúde
Dourado: Dinheiro

Obrigada à dona (que não sei o nome) da Fleur & Mashiro (que são lindas!) por compartilhar essas descobertas que eu não podia deixar de espalhar.

Fontes: Centro cultura brasil Japão, Wikipedia e Blog Journal Kittens

About these ads

8 comentários

  1. =) Ola, vi no meu feed que vc tinha visitado o meu blog. Que bom gostou do texto no meu blog e das minhas gatinhas! Passarei sempre por aqui, bjs


  2. Para quem quiser comprar o gato da sorte eu sugiro o http://www.pedritapresentes.com.br comprei um grandão pra por em minha loja…

    Muito simpatico estes gatinhos. :)


  3. Oi, coloquei um trecho do seu artigo no site da minha gatinha. Aproveito a oportunidade para convidá-la a conhecer o Blog da gatinha Serena.

    Parabéns pelo blog!


  4. Eu adorei o comentário. Estava querendo mesmo saber e foi tão legal você colocar o nome do gatinho em japonês! Postei no meu Facebook o endereço do seu blog com o post. Valeu pela informação. =)


  5. OLA DESDE O DIA QUE O GATINHO CHEGOU AMINHA CASA EU E MEU ESPOSO TIVMOS UMA GRANDE SURPRESA, AC REDITO SIM QUE ELE TRAGA MUITA SORTE, BASTA ACREDITA E TER DETERMINAÇAO ASSIM COMO OS JAPONESES, VALEU , PESSOAL


  6. Bonequinho de papel do Manekineko para imprimir e montar: http://www.cubinhokids.com.br/manekineko


  7. gente, é verdade, uma vez meu gato siamês esfregou a pata em meu rosto!


  8. Gente meu gatinho quebrou… isso quer dizer alguma coisa?



Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: