h1

Lótus mutante e cabelo grande

23/08/2008


foto 1 —————————–foto 2

Engraçado… tava olhando a imagem do Narciso do último post e me veio, imediatamente a imagem da minha flor de lótus mutante. Explico: comprei uma flor de lótus na Liberdade, linda e roxa (foto 1) então ela ficou abertinha por uns dias e talz… linda demais! Depois a florzinha murchou e caiu. Aí, quando nasceu novamente, apareceu uma flor totalmente diferente (foto 2)! Ou seja, ela sofreu uma mutação não sei porque. Talvez mudança de clima, sei lá… mas a flor-mutante é bem parecida com o tal do Narciso…

Bom mas, como minha maior preocupação agora é fazer esse meu lindo cabelinho crescer o mais rápido possível, fui buscar informações a respeito do certo e errado para ajudar nessa batalha.

Verdades e mentiras sobre o crescimento dos cabelos:

1. Devo fugir da tesoura até meus cabelos alcançarem o comprimento desejado.
Falso
“Apesar de não influenciar no crescimento do cabelo, o corte elimina as pontas duplas e danificadas, diminuindo a chance de o fio se quebrar”, explica a terapeuta capilar Sheila Bellotti, do Rio de Janeiro.

2. Colocar pílula anticoncepcional no xampu faz a cabeleira crescer mais rápido.
Falso
“Puro mito. O uso de hormônios femininos não faz o cabelo crescer mais rápido e, mesmo se fizesse, a absorção pelo couro cabeludo seria insuficiente, pois o produto quase não fica em contato com os fios”, atesta a dermatologista Daniela Hueb, de Bauru (SP).

3. O cabelo cresce aproximadamente 1 cm por mês.
Verdadeiro
“Durante a fase de crescimento, o fio espicha, em média,de 0,8 cm a 1,2 cm por mês. Mesmo com tratamento, é quase impossível conseguir que o cabelo cresça muito mais do que 1,2 cm”, afirma o dermatologista e tricologista Ademir Carvalho Leite Júnior, de São Paulo.

4. Os xampus que prometem aumentar o comprimento dos fios são eficazes.
Falso
“Além da baixa concentração de ativos em suas fórmulas,o xampu fica pouco tempo em contato com o couro cabeludo, o que impede a absorção desses ativos”, explica Sheila Bellotti.“Prefira loções e tônicos indicados por profissional de confiança.”

5. Cortar as pontinhas regularmente deixa o cabelo mais forte.
Falso
“Tirar dois dedos a cada três meses retira pontas danificadas, mas não influencia na espessura do fio. De qualquer forma, o hábito compensa, pois ninguém quer uma longa cabeleira ressecada”, afirma Mariana Gorini, cabeleireira do salão carioca Neandro.com.

6. A má circulação do couro cabeludo prejudica a saúde das madeixas.
Verdadeiro
“A circulação do couro cabeludo garante que o fio receba os nutrientes necessários ao crescimento”, diz Ademir Carvalho. Daí ser bom massagear a cabeça com os dedos durante o banho por alguns minutos.

7. Uma alimentação balanceada é importante para o desenvolvimento da cabeleira.
Verdadeiro
“Ingerir vegetais, frutas e carnes é fundamental. Todo dia consuma de uma a duas claras de ovos e uma taça de gelatina para auxiliar na beleza dos fios”, sugere Daniela Hueb.

8. Dietas severas podem prejudicar a saúde dos fios.
Verdadeiro
“Regimes muito restritivos não fornecem os nutrientes necessários para o corpo, que, para garantir o funcionamento dos órgãos vitais, interrompe o crescimento dos cabelos”, esclarece Daniela Hueb.

9. O crescimento das madeixas varia de pessoa para pessoa.
Verdadeiro
“Além da programação genética, a raça também influi. Os fios das orientais, por exemplo, têm período de crescimento mais longo que o das negras”, revela Ademir Carvalho.

10. Existem tratamentos capazes de acelerar o crescimento do cabelo.
Verdadeiro
“Quando o cabelo não cresce, dermatologistas e terapeutas capilares conseguem identificar o problema e indicar o tratamento. Alguns remédios e suplementos vitamínicos, por exemplo, estimulam a multiplicação de células”, diz Ademir Carvalho.

11. A escovação excessiva pode inibir o desenvolvimento dos fios.
Falso
“A escovação pode danificar a haste do cabelo e não o folículo piloso, onde está a raiz, responsável pelo crescimento”, explica Abdiel Figueira Lima, dermatologista do Rio de Janeiro.

12. Alguns medicamentos podem reduzir o crescimento das madeixas.
Verdadeiro
“Algumas drogas para a pressão arterial, antibióticos, antidepressivos e antifúngicos podem interferir no crescimento e ainda causar queda capilar”, alerta Ademir Carvalho.

13. Os fios espicham menos no inverno.
Falso
“Não há relação do crescimento com as estações do ano. Mas atenção: no inverno aumenta o sebo no couro cabeludo, o que agrava a queda capilar. Isso pode dar uma falsa impressão de que os fios crescem menos durante os dias mais frios”, enfatiza Daniela Hueb.

14. O sol acelera o crescimento dos cabelos.
Falso
“O sol faz o fio sair do período de crescimento mais rápido. Então, antes de pegar aquele bronze, aplique um protetor solar próprio para cabelos em todo o fio e no couro cabeludo”, indica Ademir Carvalho.

15. É normal perder cerca de 100 fios por dia.
Verdadeiro
“São de 100 a 150 fios de cabelo por dia. O problema surge quando o número de fios que caem é superior ao número de novos fios. Aí, diminui o volume do cabelo. É o seu caso? Procure um profissional que identifique a causa”, aconselha Abdiel Figueira Lima.

16. Colocar ampolas de vitamina A no xampu acelera o crescimento das madeixas.
Falso
“Muito cuidado com as ampolas de vitamina A. Em excesso, pode até provocar quedas capilares”, alerta o dermatologista Abdiel Figueira Lima.

Fonte: Revista Viva Mais

Anúncios

4 comentários

  1. A gata mil e uma utilidades…amey!


  2. oi, tbem aconteceu comigo, mas a minha lotus eh da amarela e nasceu um cacho de flores lilases iguais a essa da sua foto! to passada! achei seu blog procurando info justamente sobre a lotus! muito louco.


  3. Olá, aconteceu o mesmo com a minha flor de lótus, ela era branca na primeira florada e à partir da segunda ficou igual à sua (foto 2).
    Interessante que fora o seu blog, não achei nada sobre isso na net… serão poucas? Raras? Poluição de São Paulo?
    O que será que aconteceu com a flor de lótus !!!


  4. Não faço idéia, Tatiana! Mas ela mudou e depois de um tempo, morreu. Comprei em São Paulo, levei pra Recife e acho que a coitada surtou com a mudança. kkkkkk…



Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: