h1

A história do biscoito

23/11/2008

biscoito1

Ainda falando em biscoitos… aproveitando a época de guloseimas, resolvi cavucar mais sobre a história do dito cujo. Tenho essa mania. Quero saber de onde vieram todas as coisas. Aí acabo dando uma de historiadora, às vezes etomóloga…. e por aí vai.

Mas vamos ao que interessa:

A história do biscoito começou no tempo dos homens das cavernas. Naquela época os homens tiveram a idéia de moer os grãos com pedras, misturar água e secar ao fogo.

Os assírios, que viveram na Mesopotâmia de 1.700 a 612 a.C., preparavam uma massa de cevada e trigo assada lentamente em vasos de barro. No Egito pinturas que mostram um trabalhador assando biscoitos foram encontradas na tumba do faraó Ti. Na Grécia, os “Dipires“, ou pães assados duas vezes, também assinalam o nascimento do biscoito.

A evolução do alimento foi um fator natural e as suas variedades especializadas foram sendo compostas.

O antigo viajante necessitava levar seu próprio alimento, geralmente o  pão, mas este tinha a tendência a se deteriorar rapidamente. Portanto, o produto era cozido mais de uma vez e consideravelmente despojado de sua umidade.

A origem vem de duas palavras do latim: “Bis” e “Coctus”, significando “cozido duas vezes”. “Biscoito” foi o termo usado para descrever o pão cozido, duro, que se podia guardar sem estragar.

O processo de fabricação era muito simples: tomava-se o pãozinho e se aplicava um duplo cozimento para tirar o excesso de umidade, conservando-o  por mais tempo.

Em meados do século XVII, para estimular as vendas, a Europa investiu em sabores e aromas mais variados para incrementar os biscoitos, deixando-os mais atrativos e saborosos.

Com isso o biscoito foi se popularizando e hoje representa um grande  mercado de consumo. Calcula-se que a produção nacional gire em torno de um milhão de toneladas por ano, algo em torno de 6 quilos de biscoitos consumidos por uma pessoa durante um ano.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: